Powered By Blogger

domingo, 18 de outubro de 2020

Os sofrimentos do jovem Werther

 

            "Os sofrimentos do jovem Werther" é o romance que lançou o polímata, escritor e estadista Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) do Sacro Império Romano-Germânico (o Estado Alemão moderno somente se constituiria em 1871) à fama. Goethe é um dos maiores nomes da literatura alemã e do Romantismo europeu. O livro de Goethe é considerado um precursor do Romantismo Literário que surgiria mais tarde, porém, Goethe, na maturidade, expressava um certo desdém por seu livro da juventude, não dando a ele o valor que lhe foi atribuído. Sua obra-prima é "Fausto", livro em que trabalhou praticamente a vida toda. Sua vasta obra é formada por romances, peças de teatro, poemas, artigos autobiográficos e reflexões teóricas sobre arte, literatura e ciências naturais. Goethe nasceu em uma família abastada, seu pai (Johann Casper Goethe) um jurista culto, jamais advogou, pois, vivia dos rendimentos de heranças recebidas por ele e sua esposa (Catharina Elisabeth Textor Goethe). O escritor alemão recebeu uma sólida educação, aprendeu francês, inglês, italiano, latim, grego e os rudimentos de ciências, religião e desenho, além disso, praticou aulas de violoncelo e piano e também dança e equitação. Jovem, estudou no curso de Direito na Universidade de Leipzig, formou-se e trabalhou na área, mas, sem jamais se empolgar. Goethe tinha ligações de amizade com a família real e frequentava o palácio e, dessa forma também trabalhou em cargos públicos.

            O livro "Os sofrimentos do jovem Werther" foi publicado originalmente em 1774 e tornou-se sucesso instantâneo em toda a Europa. O Imperador francês Napoleão Bonaparte (1769-1821) condecorou Goethe e disse-lhe que lera sete vezes a obra que levava sempre nas batalhas. A obra foi muito criticada por setores religiosos da sociedade que a consideravam uma má influência entre os jovens, pois, trazia uma narrativa de cobiça à uma mulher casada e a discussão acerca do sentido da vida e do suicídio. Jamais houve a comprovação, mas, credita-se à referida obra o suicídio de vários jovens. Trata-se de um romance epistolar, ou seja, sua narrativa é construída mediante cartas trocadas durante os anos de 1771 e 1772 entre o narrador e protagonista Werther com seu amigo Wilhelm que faz as vezes de confidente e também com Charlotte e seu noivo Albert. Na trama contada em primeira pessoa pelo narrador e protagonista Werther (um rapaz muito jovem e romântico) se desloca até uma pequena cidade do interior da Alemanha para resolver uma questão referente a uma herança. Na localidade é apresentado por sua prima a uma jovem chamada Charlotte, a qual tira para dançar e, apesar de ter sido avisado pela prima de que se tratava de uma moça comprometida, tem por ela uma paixão avassaladora. A jovem muito linda e gentil, talvez percebendo os seus sentimentos, informa-o que é compromissada. Werther conhece Albert, o noivo de Charlotte e dele se torna amigo. Para a infelicidade de Werther, Charlotte se casa com Albert. Apesar disso, Werther continua se correspondendo e visitando o casal. Nas cartas endereçadas a Wilhelm ele conta que a moça é a própria perfeição (bela e gentil) e que em certa oportunidade enviou um empregado para a casa de Charlotte para avisar-lhe que estava com visitas e não poderia ir lhe visitar e que no retorno do funcionário sentiu vontade de o abraçar e beijar-lhe o rosto que foi por ela olhado. Em outra oportunidade Werther aproveitando-se da ausência de Albert beija à força Charlotte. Charlotte irrita-se com ele e ele promete não mais voltar. Paro aqui para não dar spoiler!

            É importante que se diga que a personagem Werther é o próprio Goethe quando jovem que também se apaixonou por uma mulher casada, razão pela qual se afastou do casal, porém, mantendo a amizade. O rompimento da amizade ocorreu quando da publicação do livro, pois, o casal ficou revoltado com a atitude de Goethe que inclusive manteve o nome verdadeiro da amada na obra, mudando apenas o do marido. O amigo confidente (Wilhelm) é provavelmente o seu editor. A narrativa também é influenciada pela história de vida de Jerusalém, um amigo de Goethe.

P.S. Esta leitura pode perturbar pessoas sensíveis ou que não estejam em bom momento psicológico!

Sugestão de boa leitura:

Título: Os sofrimentos do jovem Werther.

Autor: Johann Wolfgang von Goethe.

Editora: Estação Liberdade, 1999, 200 p.

Preço: R$ 28,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário