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sábado, 10 de novembro de 2012

A presença dos pais: o maior legado

Vivemos numa época em que pais e mães trabalham fora para conseguir dar conta de suprir as necessidades das famílias, poucos são os casos em que um deles pode se dar ao privilégio de acompanhar os filhos diariamente em suas atividades. Como em tudo na vida há as suas conseqüências, os pais que assim procedem pela necessidade ou por vontade, acabam muitas vezes pecando na educação dos mesmos, pois como trabalham fora o dia todo e ficam com eles apenas algumas horas após o final do expediente até o momento em que estes vão dormir, delegam à escola a tarefa de educá-los e esta não é sua função, pois, os professores têm como missão trabalhar o conhecimento científico, algo dificultado pelo fato que em muitos lares os pais não impõem limites aos filhos que entendem que na escola também não deve haver e aí começam os problemas de indisciplina que atrapalham um melhor aproveitamento do tempo escolar. Ao fim da jornada diária de trabalho, muitos pais tornam-se permissivos quanto à horários e aos programas de TV que os filhos assistem e não são raros os casos de alunos dormindo na sala de aula porque foram dormir muito tarde devido aos filmes da madrugada, o que logicamente contribui para a baixa aprendizagem, pois aprende-se mais estando descansado. Além do horário de descanso, os pais devem estar muito atentos à programação que seus filhos assistem, pois existem muitos programas que em nada contribuem para acrescentar cultura para os mesmos e invertem valores. Há também pais que procuram compensar seus filhos por sua ausência, dando-lhes todo o tipo de mimos materiais, celulares, notebooks, roupas e calçados de marca, até mesmo sacrificando outras necessidades da família para agradá-los e isso é péssimo para a educação destes, pois, uma conversa sobre as dificuldades para sustentar uma família e as necessidades mais prementes da mesma poderiam torná-los mais conscientes sobre o consumismo que é cultural e ecologicamente maléfico. Nas escolas, infelizmente, nem todos os pais participam das reuniões e nem buscam interagir com professores e direção para alcançar o melhor resultado possível para seus filhos, muitos alegam o cansaço após um dia estafante de trabalho. No entanto, filhos são os maiores investimentos que uma pessoa pode ter e é necessário buscar aquele fôlego a mais para que o resultado esperado se concretize. Outro fato preocupante é que a parte dos pais que acompanhavam seus filhos até a conclusão do Ensino Fundamental parece pensar que no Ensino Médio esta necessidade inexiste e trata-se de um grande engano, pois nesta fase há o aprofundamento do grau de dificuldade das disciplinas e é também um momento de preparação de seus filhos para o vestibular ou exercício de uma profissão. Assim, todo cuidado é pouco, pois as dificuldades existem, e além destas os riscos e as distrações características da idade. Lembro-me que certa vez li a respeito dos bons resultados da Coréia do Sul nos exames internacionais (PISA) que aferem o nível de aprendizagem educacional dos estudantes,tal desempenho, fruto, logicamente de uma política nacional de investimento crescente em Educação, mas havia também na reportagem uma menção ao costume dos pais sul-coreanos no acompanhamento de seus filhos na escola, e, que em casa tais pais atuavam impondo-lhes rotinas de estudos, apoiando-os, mas também cobrando resultados. Penso que isso faz uma grande diferença. O maior legado que os pais podem dar aos seus filhos é a sua presença em todos os momentos de suas vidas, devem, portanto, se preocupar menos em deixar patrimônio e se preocupar mais em formá-los educacional e culturalmente, dando-lhes condições para que possam buscar seu futuro e formar seu próprio patrimônio. Nada, nada substitui a presença dos pais na vida dos seus filhos.

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