Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

O voo da vespa

 


        O leitor assíduo dessa coluna já foi apresentado a Ken Follett (1949) por meio da resenha do livro "O buraco da agulha", sua obra de estreia e que foi adaptada para o cinema com o mesmo título. Este é o segundo livro que leio do autor, que é para mim, grata satisfação. Não sei dizer, qual das duas obras citadas é a melhor, nem me atrevo, ambas são excelentes. Follett tem um grande conhecimento sobre a história da Segunda Guerra Mundial e possui um talento narrativo que prende o leitor à trama de seus livros. A sensação é a de estar vendo um filme projetado diretamente em sua mente.

            Em "O voo da vespa", Follett discorre sobre os bombardeios noturnos realizados pela Inglaterra contra as posições alemãs na Europa Ocidental ocupada, os quais ocorrem com grande perda de pilotos e aeronaves. Um piloto sobrevivente relata a Digby Hoare, conselheiro do premiê Winston Churchill que os alemães pareciam saber onde eles estavam, aguardando-os para abatê-los. Os países aliados estavam desenvolvendo o radar, não sabiam se a Alemanha tinha essa tecnologia e, precisavam descobrir um meio de sofrer menos perdas.

            Na Ilha de Sande (Dinamarca) as famílias Olufsen e Flemming tiveram uma desavença, por conta de uma denúncia do patriarca Olufsen contra o patriarca da família Fleming. Seus filhos, que haviam crescido juntos, não mais conviviam. Arne Olufsen, filho mais velho, era piloto de avião e namorava Hermia Mount, uma espiã inglesa. Peter Flemming com quem compartilhou a infância, se tornou um policial inescrupuloso, violento e ávido por escalar celeremente degraus na carreira. Arne é tranquilo, correto e sensato. Hermia é uma moça linda disposta a correr qualquer risco para ajudar seu país a derrotar o nazismo.

            Harald Olufsen, o filho mais novo (18 anos), é um prodígio, estuda pilotagem, quer combater os alemães, porém, a Dinamarca, ocupada, coopera com o regime nazista. Harald se junta à resistência. Faz um desenho de uma instalação secreta que viu em sua terra natal, a Ilha de Sande, que se supõe ser uma base de radar. Hermia pede que Arne fotografe a base alemã. Harald, se prontifica a fazer a missão, vai à noite e fotografa as instalações. Peter Flemming encontra vestígios e começa a seguir os irmãos. Harald encontra um avião Hornet Moth guardado, sem funcionar a muito tempo. Harald é um excelente mecânico e com sua namorada Karen que sabe pilotar, planejam cruzar o Mar do Norte e entregar as fotografias na Inglaterra, antes que os policiais cheguem.

Sugestão de boa leitura:

 

Título: O voo da vespa.

Autor: Ken Follett.

Editora: Arqueiro, 2017, 416 p.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário