quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
De volta ao chão da escola!
Os professores da rede pública estadual de educação retornaram esta semana ao trabalho, voltaram por assim dizer ao “chão da escola”, este espaço que por muitos anos foi dominado por guerreiros incansáveis que hoje descansam da justa batalha que um dia travaram com o objetivo ainda inalcançado, porém, inadiável da transformação de nosso gigantesco país numa “gigantesca nação”. Quero homenagear a todos(as) os/as professores(as) do país aposentados(as) ou da ativa, citando alguns/algumas professores(as) cujos ensinamentos me possibilitaram não somente escrever neste espaço, mas também e principalmente ocupar o sagrado chão da sala de aula, e ser a pessoa que sou. Não tenho como nominar a todos(as), dessa forma a homenagem se estende a todos(as) que de uma forma ou de outra deram sua parcela de contribuição e cujo resultado não é melhor devido às limitações deste escriba nas horas vagas e professor na maior parte do tempo. São eles(as): Prof.ª Therezinha M.M. Andreetta; Prof.ª Inez Bedin Peracchi; Prof. Ivaldir Peracchi; Prof. Arcelino Veronese; Prof. Tácito Carneiro dos Santos; Profª Vera Carvalho.
Lembrando o dia em que pela primeira vez pisei numa escola como docente e do misto de ansiedade, insegurança e orgulho que aquele momento trouxe ao ver do meu lado alguns de meus/minhas ex-professores(as) como colegas, vejo os/as novos(as) professores(as) e como colega lhes dou as boas vindas a esta tão difícil, grandiosa e necessária empreitada, lhes desejo muito sucesso e perseverança. Aproveito a oportunidade para dizer-lhes que aqueles que se aproximam do momento de seu merecido descanso, são profissionais insubstituíveis, como também vocês um dia o serão, pois com o passar dos anos acumularam além do conhecimento dos livros, a sabedoria advinda da experiência. Um dia vocês olharão para trás e verão que com o passar dos anos melhoraram como professores e como seres humanos, é assim para todos(as). Desejo a vocês a paciência que tudo alcança e a humildade que amadurece o fruto sem apodrecer e digo que vejo em vocês pessoas com grande potencial dando seus primeiros passos nessa caminhada que não é eterna, mas sagrada, pois o/a professor(a) em sua missão se faz luz e não permite que a sociedade caminhe na escuridão.
Neste momento lembro-me da Professora Marlei Fernandes de Carvalho (Presidenta da APP – Sindicato), guerreira incansável e líder dos/das educadores(as) na busca de uma Educação Pública, gratuita e de excelente qualidade para todos, ao homenageá-la quero saudar todos os/as colegas educadores(as) (professores(as) e funcionários(as)) que ensinam a cidadania pela prática, que mostram aos/as alunos(as) que a cidadania tal como a liberdade não nos é outorgada, mas sim conquistada na luta incansável mesmo que para isso seja necessário despender a nossa última energia. Quero neste momento agradecer a todos(as) que apoiam e defendem a educação pública, pois sem a participação da sociedade nossos gritos não seriam ouvidos pelas autoridades que muitas vezes fazem ouvidos moucos às solicitações dos profissionais da Educação e convido-os a trazer mais pessoas para empunhar a bandeira da Educação que se não for segurada por todos(as), nunca será desfraldada.
Aos/às educandos(as) lembro-lhes que o Estado não gasta com a sua educação, pois, cada um(a) de vocês é um investimento do Estado do Paraná e do país, e, portanto a cada estudante importa cumprir o papel que lhe cabe, estudando, lapidando suas mentes para um dia contribuir na transformação deste país num verdadeiro lar para todos/as os/as brasileiros/as. Aos/às pais/mães, aos/às alunos(as) e aos/às professores(as) e funcionários(as) lembro que o sucesso jamais é alcançado numa busca solitária, pois, depende da união de todos(as). Que neste ano ímpar (Copa do Mundo e Eleições), o tempo certamente célere, não seja curto demais para alcançarmos as metas a que nos propomos.
Um excelente ano letivo para todos e todas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário