Narciso às avessas! (parte 2)
Neste momento em que escrevo a continuidade deste artigo tenho em mim um misto de arrependimento e também de orgulho. Arrependimento por não ter feito uma pesquisa anterior e verificado que o genial Nelson Rodrigues já havia escrito sobre tal temática e orgulho porque vejo que a minha análise não é equivocada, pois, Nelson Rodrigues chegou a afirmar: “O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Nossa tragédia é que não temos o mínimo de auto-estima”¹. Mas logo me recobrei, afinal, pensei: é possível escrever algo sobre o Brasil e o povo brasileiro que tenha escapado da análise de Nelson Rodrigues?
O famoso dramaturgo e escritor foi talvez o primeiro a tornar público o nosso “complexo de vira-lata”, nas palavras dele: “por 'complexo de vira-lata' entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo”². O Brasil atualmente ocupa uma projeção cada vez maior no mundo, o que o nosso país faz, o que nossas autoridades pensam e como agem diante das grandes questões globais é de uma significância cada vez maior e há entre nossos conterrâneos muita gente que ainda não se deu conta que o Brasil está ocupando um espaço cada vez maior nas discussões internacionais. É o Brasil está na moda! Literalmente! Enquanto alguns insistem em colocar a bandeira estadunidense no carro ou na roupa, há entre os consumidores dos produtos brasileiros em outros países a exigência de que estes principalmente roupas e calçados venham com a bandeirinha verde-amarela.
Penso que o cinema hollywoodiano patrocinado por empresas e também pelo governo estadunidense ao fazer a apologia ao “american way of life”, ou seja, o estilo de vida americano cria no brasileiro a ilusão de que nos Estados Unidos da América tudo é perfeito. E o brasileiro ao assistir o filme por comparação lamenta-se que vive no Brasil e não no “país da perfeição”, esquecendo-se que lá como cá muitas pessoas vão ao cinema e também lamentam que sua vida não é como aquela que aparece na telona ou nas telinhas. Acredito que nos Estados Unidos muita gente gostaria de viver naquele Estados Unidos da América que aparece no cinema e não naquele da vida real, da concentração da renda, da crise econômica, do déficit fiscal, da maior dívida externa mundial, do desemprego crescente, de parcela da população que enfrenta fila para ter acesso a um prato de comida doado por entidades beneficentes. Enfim, no Brasil, temos muitos problemas, mas temos também a capacidade de resolvê-los.
Referências:
1.http://www.ronaud.com/frase/o-brasileiro-e-um-narciso-as-avessas-que-cospe-na-propria-imagem.-nossa-tragedia-e-que-nao-temos-o-m/618/ - acesso em 08 de Novembro de 2011.
2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_de_vira-lata - acesso em 08 de Novembro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário