sábado, 4 de outubro de 2014
De olho no ENEM e nos vestibulares– Parte 3
Este ano se comemorou, ou melhor, lamentou-se os cinquenta anos do golpe que instalou a ditadura militar neste país e tudo que ela significou, ou seja, a perda das liberdades (direitos) civis (AI-5), as perseguições por questões ideológicas, as prisões por motivos políticos, as torturas que eram ato comum nas prisões especialmente no DOPS e os assassinatos por agentes que representavam o Estado brasileiro. Então, o estudante deve ler a respeito do período ditatorial no Brasil e a ação estadunidense que além do reconhecimento oficial de regimes autocráticos que desrespeitavam os direitos humanos (a ditadura brasileira, inclusive), sendo que militares estadunidenses ainda promoviam o treinamento de militares das forças ditatoriais latino-americanas visando o aperfeiçoamento de “técnicas de convencimento” (torturas) para serem utilizadas em interrogatórios, também é importante ler sobre a ação colaborativa das ditaduras sul-americanas na assim chamada Operação Condor de repressão aos focos de resistência revolucionária. Já tratei deste tema neste espaço com os artigos “A indefensável defesa da ditadura militar” e “Uma ferida que nunca cicatriza – parte 1 e parte 2” que podem ser acessados no blog, no entanto, a passagem dos 50 anos da fatídica e lamentável data pode ser lembrada no Enem e nos vestibulares com outro enfoque segundo os educadores entrevistados por VEJA, pois, é possível que a temática abordada seja referente à Comissão da Verdade instituída pela Presidenta Dilma em 2012 e que tem como objetivo apurar crimes cometidos durante a ditadura militar com a intenção de reprimir a oposição ao regime e enfraquecer ou anular os movimentos que buscavam a restauração da ordem democrática no país. A dificuldade encontrada para investigar crimes cometidos durante a ditadura militar e elucidar inúmeros casos de desaparecidos políticos como se fez em outros países demonstra que a democracia é ainda insipiente no Brasil.
Outro tema que pode estar presente nas referidas provas é aquele concernente aos movimentos sociais tais como o movimento feminista que conseguiu entre outras conquistas no país a criação da Lei Maria da Penha que é um instrumento de justiça e de amparo às mulheres. O estudante deve ler a respeito do grupo de orientação anarquista “Black Bloc” que alcançou os holofotes da mídia nacional por ocasião dos protestos de Junho de 2013. O professor Samuel Loureiro do Cursinho do XI afirmou que “o aluno tem que saber diferenciar o comunismo do anarquismo e entender quais outras ideologias estão presentes no cenário mundial hoje. Isso é imprescindível para garantir o bom desempenho nas questões relacionadas à sociologia, história e geopolítica”.
A campanha de vacinação gratuita contra o HPV ofertada pelo Ministério da Saúde também pode ser tema, pois houve críticas de alguns segmentos da sociedade notadamente entre setores religiosos. As autoridades da saúde visam reduzir exponencialmente a transmissão do vírus causador do câncer do colo do útero, no entanto, sabemos que até a distribuição de preservativos gratuitos em épocas festivas como o carnaval em que os riscos de contágio e de gravidezes não planejadas aumentam ainda causa polêmica. No entanto, apesar das críticas, o Governo planeja aumentar o percentual de meninas vacinadas contra o HPV nos próximos anos visando reduzir a incidência da doença. As autoridades da Saúde e do Governo devem seguir orientações científicas ou promover apenas ações em conformidade com a orientação cultural/religiosa da sociedade? O candidato à vaga na Universidade deve ler sobre o HPV, e, em minha opinião também deve ler sobre o vírus ebola causador da febre hemorrágica para a qual existem apenas medicamentos em teste. Com a atual fase do capitalismo mundial conhecida como globalização e a intensa circulação de pessoas através dos modernos meios de transporte, notadamente o aéreo as possibilidades de contágio desta e de outras doenças tornam-se cada vez mais uma ameaça sempre presente. Quais medidas os países devem tomar para se prevenir e também para reagir à entrada do inimigo invisível que adentra as fronteiras nacionais através de cidadãos locais que viajaram ao exterior ou dos turistas que visitam o país sem ferir os direitos humanos e nem causar prejuízos à economia nacional ou de outros países?
P.S. O estudante deve rever o conteúdo referente ao período da Guerra Fria (Capitalismo x Socialismo / EUA x URSS) e a questão da incorporação da Crimeia à Rússia e a situação de instabilidade da Ucrânia com os protestos dos Estados Unidos e da União Europeia num episódio que rememora a Guerra Fria e causa certa animosidade entre os protagonistas daquele momento histórico. Outro tema pode ser a perda de biodiversidade cuja lista de espécimes ameaçadas de extinção teve forte aumento neste ano.
Referências:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/enem-2014-prova-sera-realizada-nos-dia-8-e-9-de-novembro
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/temas-da-atualidades-que-podem-cair-no-enem-e-vestibulares-201415
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